12 janeiro 2012

Dor de garganta FIT

Sim, estou com dor de garganta e conseqüentemente com febre!

Ai, você me pergunta: "E o que que tem de fit nisso?"
Não dizem que tudo tem o seu lado bom? Pois então, pelo menos com essa garganta inflamada vou ter que apelar pra sopinha, pros chazinhos e pras frutinhas. Até porque, tenho certeza que essa inflamação apareceu por conta do desleixo que estava tendo com a minha alimentação e com os horários!

Não vou ter disposição pra exercícios, mas pelo menos a dieta vai compensar...

09 janeiro 2012

Desintoxique, já!

Ainda com peso na consciência porque exagerou nas festas de fim de ano? Quer começar o ano com o organismo limpo e saudável? Então, confira as dicas da nutricionista, Juliana Mori, e saiba mais sobre desintoxicação alimentar!




" É só passar as festas de fim de ano que o prejuízo aparece já no dia seguinte: cansaço, gases, desconforto abdominal e inchaço. Culpa da gordura, do sal, do açúcar e do álcool, que em excesso, interferem nas reações orgânicas, inibindo o processo natural de desintoxicação feito pelo fígado. Resultado: sobram toxinas, que, acumuladas no organismo, trazem vários prejuízos. Só para citar alguns deles: retenção de líquido, inflamação e ganho de peso. Por isso, quanto antes você eliminar essas substâncias inimigas, melhor. A desintoxicação consiste no processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo.

Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável.

Siga um cardápio rico em chás e sucos com propriedades diuréticas e desintoxicantes, coma alimentos que são fonte de proteína magra (peixe ou frango), verduras, legumes e frutas, e deixe de fora do cardápio a fritura e a carne vermelha.

Segue algumas dicas de alimentos que possam ajudar a desintoxicar o organismo:

  •       Arroz integral faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável, pois é rico em fibras.
  •     Maçã é rica em fibras, que funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. Antiácidas, ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo
  •    Abacaxi é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.
  •    Laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.
  •    Melancia tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante.
  •    Gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo e refrescante.
  •         Berinjela é muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre.
  •             Salsão é rico em fibras, que favorecem o trânsito intestinal.
  •        Consuma mais água, além dos chás e sucos sugeridos no cardápio. Beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins.

Não tem um período certo para isso, o ideal é evitar as frituras, açúcares, excesso de sal e excesso de bebida alcoólica, para ter sempre o organismo funcionando adequadamente. "






Juliana Missao Mori 

Nutricionista

CRN-3  24704
Contato 11 8669 3729 / 11 7116 0547
ju_mimori@yahoo.com.br