13 março 2012

El tango



Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada pela música e pela dança.
Quando tinha uns 8 anos, descobri a dança com o jazz, que foi minha escola por um bom tempo. Quando a adolescência chegou me arriscava a trocar alguns passos de salsa e forró, e de uns tempos pra cá tenho ampliado os estilos musicais, aprendendo a dançar sertanejo, zouk, samba rock e gafieira. 
Entre esses ritmos, tem alguns que já me aperfeiçoei e outros que ainda estou aprendendo, mas comecei a sentir falta de um ritmo que sempre achei lindo de ver e que sempre quis aprender, mas não tinha tido a oportunidade ainda: o tango.

O tango nasceu no final do século XIX, com a mistura de vários ritmos, nos subúrbios de Buenos Aires. No início era uma dança relacionada a lugares de concentração da população masculina, como bordéis e cabarés, até porque só as prostitutas aceitavam dançá-lo. Mas não demorou muito para o tango ser "aceito" em ambientes familiares, principalmente depois do sucesso que obteve ao ser conhecido na Europa.

Deve ser por essa origem que o tango se mostra tão envolvente, tão sedutor, tanto para quem dança, quanto para quem vê. Li uma descrição do tango que achei perfeita: 

" O tango é a dança da carne, do desejo, dos corpos entrelaçados. É um diálogo novo, a sedução feita em movimento, o ir e vir, um encontro de dois mundos. É um baile exibicionista, esteticamente belo, e ronda sem temores o universo do lúdico ".

É exatamente isso!
Neste último sábado, fiz minha primeira aula. O resultado: fiquei apaixonada a partir do primeiro passo!
Parece que o ritmo entra no seu corpo e faz você criar um personagem instantaneamente. No caso da mulher, o tango pede que ela seja vulnerável ao homem, ao meu ver muito mais que nas outras danças. Mas ao mesmo tempo, faz com que ela se sinta firme, segura e extremamente sedutora. 
A conexão entre os dois dançarinos tem que estar muito mais à flor da pele, porque se não estiver, o tango perde todo o encanto. Por isso, acredito que deva ser o ritmo mais difícil de se alcançar a perfeição. Para atingí-la é necessário uma sintonia muito intensa entre o casal, e muitas vezes as pessoas podem interpretam isso de forma maliciosa e acabam tendo receio de assumir esse personagem.

Não sei se consegui ser clara, mas pra quem ficou curioso pra entender essa sensação, assista a esse vídeo que já dá pra sentir um pouco do que eu estou falando:


Ai, você pode me perguntar: Mas o que isso tem a ver com o desafio Fiq FIT?
Bom, o objetivo é desafiar o corpo, não só para obter resultados de frente pro espelho, mas também para ganhar uma consciência corporal cada vez maior. Lembre-se de que o auto-conhecimento é uma das principais chaves para o sucesso!

1 comentários:

Uia!!!! Tango é apaixonante sim. E, pra mim, a cena de tango mais marcante do cinema é com certeza Al Pacino, em Perfume de Mulher. Arrasou no post, Mi!!! Keep fit, baby. Logo menos, entro eu nessa jornada tbm. rsrs.

Bjocas mil.

Van. (CDM)

Postar um comentário